Por que ser sustentável
O meio ambiente clama pelo consumo e descarte responsável.
Descarte irresponsável do lixo: uma pandemia de efeito assustador
O planeta é um organismo vivo que padece dos efeitos do “mau uso” de seus moradores, e este processo se intensificou nas últimas décadas, com a industrialização e produção massiva de poluentes perenes como o plástico.
Um exemplo de produto de altíssimo consumo diário
O canudinho representa 4% de todo o lixo plástico no mundo e, devido à sua composição, pode levar até 1.000 anos para se decompor. Em cidades litorâneas, colabora para a formação do micro-plástico, um formato ainda mais prejudicial, hoje invisivelmente presente nos alimentos como sal, frutos do mar, e água potável.
A questão não é mais por que ser sustentável, e sim qual o conjunto de medidas urgentes devemos adotar, enquanto sociedade, para modificar drasticamente nosso hábito de consumo e descarte da imensa quantidade de itens produzidos com este e outros componentes de tamanho efeito nocivo à nossa Terra. Quer saber mais sobre o tema?
Quer saber mais sobre o tema?
Algumas dicas para ajudar nosso planeta
Separe o lixo e recicle
O lixo orgânico, metais e plásticos não podem ser dispensados no mesmo local sob o risco de não poderem ser reciclados. Você mesmo pode separar o lixo e ajudar na reciclagem, uma atitude que ajuda a evitar a poluição e a economizar recursos naturais.
Economize água
A água é fonte de vida, é o que sustenta o planeta, portanto, não tome banhos demorados, evite usar a mangueira para lavar carro ou o quintal e cuidado com o vazamento de água. Você pode reaproveitar a água da máquina de lavar e a água da chuva.
Cultive a área verde
Árvores fornecem sombras às casas (ajudando a economizar o ar-condicionado), produzem oxigênio e valorizam a terra. Também é possível cultivar plantas, ainda que menores, o importante é cultivar a área verde.
Energia Consciente
Nos dias de hoje, manter a TV e o computador ligados é comum, mas evite fazer isso ao mesmo tempo. Apague a luz, caso não pretenda ficar no ambiente, desligue aparelhos que não for usar, e troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que economizam até 75% de energia e são mais duradouras.